10 fatos que você não sabia sobre carros


1. Henrique Santos Dumont, irmão do Alberto, foi quem trouxe o primeiro automóvel para o Brasil, em 1893. Um Daimler movido  a vapor.

2. Os acidentes acompanham a história dos carros. No Brasil, o primeiro acidente automobilístico foi causado por um célebre personagem da nossa cultura: o poeta Olavo Bilac, autor do hino à Bandeira. Em 1897, Bilac perdeu a direção e bateu contra uma árvore no Rio de Janeiro. O poeta saiu ileso, mas o veículo sofreu escoriações.

3. É possível imaginar carros sem espelho retrovisor? Pois é... ele precisou ser inventado algum dia e o autor da façanha foi o francês  Alfred Faucher, em 1906. Aliás, ele também inventou a luz de freio e o pisca-pisca.

4. Já os limpadores de para-brisa foram patenteados pela americana Mary Anderson, em 1903. Mas funcionavam manualmente. Os operados mecanicamente apareceram em 1916 nos EUA. 

5. O número de carros no mundo aumenta em um ritmo duas vezes maior que o da população. A previsão é de que existirão pelo menos 2 bilhões de carros em todo o mundo até 2030. Atualmente, o número é de aproximadamente 1 bilhão. 

6. Mais da metade do petróleo produzido no mundo todo é consumido por carros.

7. A Ferrari é modelo industrial menos fabricado no mundo: quatro carros por dia, no máximo.

8. Já se fala, com frequência, dos carros conduzidos por robôs, sem a necessidade de motoristas. Há quem aposte nesse futuro. Em Nevada, estado dos EUA, já dão como certo: recentemente foi implantada a legislação para licença de carros sem motorista.

9. No começo dos tempos, a fabricação de automóveis foi um empreendimento contagiante. Muitas empresas foram criadas e faliram. Entre 1900 e 1945, 1650 marcas de carro foram desativadas nos EUA.

10. Em Xangai, o trânsito tem piorado tanto que foi preciso instaurar uma lei que limita em 100 mil por ano as licenças de carro.

Proxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »
0 Comentario